O que é Emissão Atmosférica?
Temos como Emissão Atmosférica, massas de gases onde continuamente acontecem reações químicas. As emissões absorvem uma variedade de sólidos, gases e líquidos provenientes de fontes naturais e industriais, que podem eventualmente se dispersar, reagir entre si ou com outras substâncias já presentes na atmosfera.

De acordo com a Resolução Conama – Conselho Nacional de Meio Ambiente nº 03-90, os poluentes atmosféricos são:
As emissões que tornem ou possam a tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.
Para prevenir e mitigar os impactos ambientais e sociais causados pelas Emissões Atmosféricas, a Geres Engenharia trabalha com uma equipe especializada, atendendo os seguintes serviços:
Serviços
Inventário de gases do efeito estufa (GEE)
Tem como objetivo conhecer e realizar o gerenciamento das emissões atmosféricas, conforme Decisão de Diretoria n. 254/2012 as empresas ficam obrigadas a apresentar o Inventário de GEE anualmente à CETESB.
Através da realização do Inventário, pode-se ter o beneficio do possível planejamento dos processos com a finalidade de garantir a eficiência econômica, energética e operacional.
Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas (PMEA)
Tem como objetivo planejar o monitoramento de emissões atmosféricas bem como a descrição do processo produtivo. De acordo com a Decisão de Diretoria n. 010/2010 as empresas ficam obrigadas apresentar o PMEA antes da realização da 1ª campanha de amostragem ou sempre que houver alterações no processo produtivo ou equipamentos de controle de poluição.
Com a elaboração do PMEA pode-se ter a indicação dos parâmetros que serão amostrados, metodologias utilizadas, assim como o cronograma de atividades para a realização da campanha de amostragem / medição.
Estimativa de emissões atmosféricas em diversos segmentos industriais
Tem como objetivo realizar a estimativa das emissões atmosféricas. O processo é realizado através de:
- cálculos fundamentados em fatores de emissão
- balanço de massa
- amostragem em chaminé
- monitoramento contínuo
- análise de combustível.
Com a realização da estimativa de emissões pode-se ter subsídios para eventuais tomadas de decisões, como exemplo: “Instalação e ou modernização de equipamentos de controle de poluição atmosférica, mudança ou modernização de processo bem como mudança de matéria-prima utilizada”.
Plano de Redução de Emissão em Fontes Estacionárias (PREFE)
Tem como objetivo a redução dos poluentes atmosféricos de empresas diversas, conforme Decisão de Diretoria da CETESB n. 289/2014.
A realização do PREFE pode se diminuir a poluição gerada com o intuito de melhorar a qualidade do ar.
Projeto e dimensionamento de equipamentos de controle de poluição do ar
Tem como objetivo propor as melhores tecnologias disponíveis no mercado. Não apenas isso, também propõe projetos e dimensionamento de Equipamentos de controle de poluição do ar – ECP.
Avaliação de processos industriais sistemas de controle de poluentes e captação de gases
Tem como objetivo conhecer e avaliar a eficiência dos equipamentos de controle de poluição atmosféricos, como também de sistemas de exaustão. Com a avaliação dos processos evitam-se as perdas econômicas quanto aos insumos e manutenções periódicas com o fim de diminuir e controlar a emissão dos poluentes.