Sistema de Gestão Ambiental – SGA

O Sistema de Gestão Ambiental – SGA é baseado na ISO 14001, onde-se estabelece os requisitos de um SGA e permite a uma organização o desenvolvimento de uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.

Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Na prática, esse sistema tem a finalidade de organizar e auxiliar a implementação de medidas que melhorem procedimentos políticos, práticos, assim como técnicos e administrativos de uma empresa. Fazendo com que todos esses processos juntos, o sistema tem intuito de melhorar o Desempenho ambiental (resultados mensuráveis da gestão de aspectos ambientais das atividades, produtos e serviços de uma organização), bem como, na redução dos impactos ambientais de um determinado empreendimento.

O SGA também pode ser definido como uma estratégia empresarial, onde se realiza um processo continuo, identificando as oportunidades de melhoria que por sequência reduzirá os impactos ambientais das atividades realizadas, melhorando assim sua posição no mercado.

Um gerenciamento ambiental bem aplicado, além de diminuir riscos de acidentes ecológicos e melhorar a administração de recursos energéticos, materiais e humanos, também fortalece imagem da empresa junto à sua comunidade, fornecedores, clientes e autoridades, entre outros.

Traz ainda oportunidades de redução de custos ou mesmo de ganhos devido ao melhor gerenciamento (diminuição, eliminação ou reciclagem) dos resíduos gerados pela atividade produtiva.

A gestão ambiental tem 05 (cinco) alicerces, como segue:

  • Conhecer o que deve ser feito; assegurar comprometimento com o SGA e definir Política Ambiental.
  • Elaborar um Plano de Ação para a empresa para atender aos requisitos da política ambiental.
  • Assegurar condições para o cumprimento dos Objetivos e Metas Ambientais e implementar as ferramentas de sustentação necessárias.
  • Realizar avaliações periódicas qualitativas e quantitativas da conformidade ambiental da empresa.
  • Por fim, revisar e aperfeiçoar a política ambiental, os objetivos e metas e as ações implementadas para assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa.

Todos os serviços

Quer saber mais?

Olá! Quer tirar dúvidas sobre Sistema de Gestão Ambiental para a sua empresa? Entre em contato:

  • Telefone:
  • Whatsapp:
  • Mais opções de contato