Emissão Atmosférica

Temos como Emissão Atmosférica, massas de gases onde continuamente acontecem reações químicas. As emissões absorvem uma variedade de sólidos, gases e líquidos provenientes de fontes naturais e industriais, que podem eventualmente se dispersar, reagir entre si ou com outras substâncias já presentes na atmosfera.

De acordo com a Resolução Conama – Conselho Nacional de Meio Ambiente nº 03-90, os poluentes atmosféricos são:

As emissões que tornem ou possam a tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.

Para prevenir e mitigar os impactos ambientais e sociais causados pelas Emissões Atmosféricas, a Geres Engenharia trabalha com uma equipe especializada, atendendo os seguintes serviços:

Emissões atmosféricas

Inventário de gases do efeito estufa (GEE)

Tem como objetivo conhecer e realizar o gerenciamento das emissões atmosféricas, conforme Decisão de Diretoria n. 254/2012 as empresas ficam obrigadas a apresentar o Inventário de GEE anualmente à CETESB.

Através da realização do Inventário, pode-se ter o beneficio do possível planejamento dos processos com a finalidade de garantir a eficiência econômica, energética e operacional.

Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas (PMEA)

Tem como objetivo planejar o monitoramento de emissões atmosféricas bem como a descrição do processo produtivo. De acordo com a Decisão de Diretoria n. 010/2010 as empresas ficam obrigadas apresentar o PMEA antes da realização da 1ª campanha de amostragem ou sempre que houver alterações no processo produtivo ou equipamentos de controle de poluição.

Com a elaboração do PMEA pode-se ter a indicação dos parâmetros que serão amostrados, metodologias utilizadas, assim como o cronograma de atividades para a realização da campanha de amostragem / medição.

Estimativa de emissões atmosféricas em diversos segmentos industriais

Tem como objetivo realizar a estimativa das emissões atmosféricas. O processo é realizado através de:

  • cálculos fundamentados em fatores de emissão
  • balanço de massa
  • amostragem em chaminé
  • monitoramento contínuo
  • análise de combustível.

Com a realização da estimativa de emissões pode-se ter subsídios para eventuais tomadas de decisões, como exemplo: “Instalação e ou modernização de equipamentos de controle de poluição atmosférica, mudança ou modernização de processo bem como mudança de matéria-prima utilizada”.

Plano de Redução de Emissão em Fontes Estacionárias (PREFE)

Tem como objetivo a redução dos poluentes atmosféricos de empresas diversas, conforme Decisão de Diretoria da CETESB n. 289/2014.

A realização do PREFE pode se diminuir a poluição gerada com o intuito de melhorar a qualidade do ar.

Projeto e dimensionamento de equipamentos de controle de poluição do ar

Tem como objetivo propor as melhores tecnologias disponíveis no mercado.  Não apenas isso, também propõe projetos e dimensionamento de Equipamentos de controle de poluição do ar – ECP.

Avaliação de processos industriais sistemas de controle de poluentes e captação de gases

Tem como objetivo conhecer e avaliar a eficiência dos equipamentos de controle de poluição atmosféricos, como também de sistemas de exaustão. Com a avaliação dos processos evitam-se as perdas econômicas quanto aos insumos e manutenções periódicas com o fim de diminuir e controlar a emissão dos poluentes.

Todos os serviços

Olá! Quer tirar dúvidas sobre GEE, PMEA, PREFE, ECP e outros serviços relacionados a controle de Emissões Atmosféricas para a sua empresa? Entre em contato:

  • Telefone:
  • Whatsapp:
  • Mais opções de contato