Serviços

Des­mobilização e Remoção de tanques de com­bustível

Desmobilize e remova tanques de combustível com segurança e em conformidade com as normas CETESB, garantindo a integridade ambiental e operacional do seu empreendimento.

Etapas da Desmobilização e Remoção de tanques de combustível

O processo de Desmobilização e Remoção de tanques de combustível é divido em dois processos:

Remoção de Tanquel de Combustível
Remoção de Tanque de combustível. Foto: Geres Engenharia. Proibida cópia ou reprodução

O primeiro é a Remoção de tanques. Nesse processo de retirada de tanques de combustível de um determinado empreendimento, a referida ordem não implica no encerramento de suas atividades.

Já a Desmobilização de tanques de combustível, o segundo processo, todos os equipamentos do sistema de armazenamento, bem como do abastecimento são devidamente retirados da área. Ou seja, esse serviço é quase sempre acompanhado do Plano de desativação de empreendimento

Procedimento da Desmobilização e Remoção de tanques de combustível

A remoção do tanque de combustível é realizada de acordo com as instruções do Anexo VI – Procedimento para Remoção de Tanques e Desmobilização de Sistema de Armazenamento e Abastecimento de Combustíveis, emitido pelo órgão ambiental do estado de São Paulo – CETESB. O referido anexo tem como objetivo orientar na Desmobilização e remoção de tanques de combustível com ênfase na caracterização de passivo ambiental na área. Ele estabelece um procedimento que tem basicamente as seguintes etapas:

  • Comunicação à CETESB;
  • Coleta de Dados Básicos da Área;
  • Reconhecimento da Área para um Trabalho Seguro;
  • Locação dos Pontos de Medição de Gases e de Amostragem de Solo;
  • Desmobilização de sistema de armazenamento e abastecimento de combustíveis (Tanques Aéreos Horizontais e/ou Verticais com Berço, Tanques Aéreos Verticais sem Berço, Tanques Subterrâneos);
  • Coleta e Amostragem de solo na cava do tanque;
  • Análises Químicas da amostra de solo; e,
  • Emissão de relatório.

Todos os laboratórios parceiros da Geres Engenharia são Acreditados e seguem os procedimentos da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 com a finalidade de garantir a qualidade e confiança nas analises químicas das amostras de solo, assim como para atender as exigências da CETESB. A norma que estabelece requisitos para a Acreditação de laboratórios de nossos parceiros é regulamentada pelo Inmetro.